VOZ DO MOVIMENTO é um instrumento de comunicação popular do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado da Bahia, que alinhado as rádios comunitárias, jornais, panfletos, ocupações de terra, marchas e manifestações de rua, cumpre o papel de levar informações da luta popular e do atual cenário político, visando o estudo e a formação.
Construído pelo Coletivo de Comunicação e Juventude do Movimento, que se organiza em dez regiões do estado- Extremo Sul, Sul, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Recôncavo, Oeste, Sudoeste, São Francisco, Nordeste e Norte-, nosso site tem avançado na consolidação de uma rede alternativa de comunicadores e comunicadoras populares, que atuam de forma colaborativa, sem fins lucrativos e que visam difundir notícias e informações, a partir do ponto de vista da classe trabalhadora.
Nosso trabalho nasce em 2012 durante o curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Terra, construído por Movimentos e Organizações do Campo a partir do Programa Nacional de Educação nas Áreas de Reforma Agrária (Pronera) e em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Com o curso, 38 comunicadores populares foram formados e hoje cada um deles tem contribuído no processo de organização da luta em defesa da democratização da comunicação por dentro de seus respectivos Movimentos.
Nesse sentido, o MST tem pautado e conduzido este espaço na internet através da luta pela Terra, Reforma Agrária e pela Transformação Social, tendo como bandeiras o Combate à Violência e a defesa da Saúde Pública, Cultura, Diversidade Étnica e do Desenvolvimento Social, com foco na construção de um Sistema Político Popular que vise uma nação Soberana.
Acreditamos que a mídia comercial (burguesa), sob o disfarce da imparcialidade, impõe à sociedade os interesses de um mercado capitalista, que é opressor, racista, LGBTfóbico e machista.
Para saber mais, nosso conteúdo está presente em algumas redes sociais, como no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Flickr, com objetivo de garantir interatividade e disponibilizar materiais em diversas linguagens.