Do Voz do Movimento
Entre os dias 15 e 17 de dezembro, o Assentamento Eldorado, localizado em Santo Amaro, no recôncavo baiano, recebeu o Encontro da Juventude da brigada Carlos Marighella, que teve como foco a realização de diversas atividades na área da produção audiovisual em parceria com o Cineclube Eldorado.
Durante os cinco dias, foi possível envolver cerca de 25 jovens dos assentamentos Nova Suiça, Paulo Cunha e do próprio Eldorado, que recebeu o Encontro.
A juventude participou de algumas oficinas onde foram apresentadas noções básicas de fotografia e vídeo. Discutiram também, a importância dessas ferramentas na produção de imagens em torno da realidade social do campo e como esses instrumentos são indispensáveis na luta.
As fotos e os vídeos, produzidos pela turma, foram exibidos na noite deste último sábado (16) junto com a entrega de certificados do curso. Feliz com os resultados, Edicléia Miranda, da direção estadual do MST na Bahia, destaca o papel que a linguagem audiovisual possui na formação e organização das famílias assentadas e acampadas.
“Produzir uma comunicação feita pelo povo e para o povo é mais que entregar uma câmera nas mãos dos trabalhadores. É muni-los de um instrumento capaz de romper com o silêncio e produzir protagonistas a luta popular”, pontua Miranda.
Outras atividades
Além dessas atividades, a juventude participou de uma oficina de reciclagem, onde foram confeccionadas carteirinhas artesanais de caixa de leite vazia; realizaram também, um torneio de futebol; e produziram poemas em denúncia ao racismo e as desigualdades sociais.
